terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Opinando- Não acredito em fanfics

E aí Galerê! Hoje nós vamos inaugurar outro quadro (que por sinal vai ser recorrente aqui no PL). O quadro se chama Opinando e, como o próprio nome já sugere, vou colocar sobre esse quadro toda a minha opinião a respeito do assunto em questão. Espero que gostem!

Confesso que não sabia muito sobre o assunto tratado no post, já que nunca tinha ouvido falar sobre a série de livros After. Mas depois de ver algumas notícias sobre o segundo livro da série, me bateu aquela vontade de ler. Mas, pelo contrário do que a maioria das pessoas pensariam, eu não quero ler por que me interessei pela história. E sim, para constatar minha "primeira impressão" do livro.

"After" foi escrito por Anna Todd, que virou uma verdadeira sensação no Wattpad, uma plataforma onde você pode escrever e ler histórias qualquer autor. A história foi bastante acessada por se tratar de um fanfic romântica de uma das boy bands do momento.

 "Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial.
No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda – Zayn, Niall, Louis e Liam – também viraram personagens na trama.
Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma". - Sinopse liberada pela Editora Companhia das Letras.

OPINANDO

A minha explicação de por que compraria o livro é simples: para descobrir se essa fanfic é realmente boa ou foi "vendida" pelo simples fato de conter personagens baseados em astros reais.

Ao meu ver, fanfics são histórias criadas não apenas por fãs. Na verdade, são histórias criadas por fãs insatisfeitos com a verdadeira situação da história real. Um bom exemplo é a fanfic com casais que nunca poderiam se relacionar na trama original do seriado ou livro.

Já li muitas histórias feitas por fãs que me fizeram aplaudir de pé. Mas não acho que coloca-las à vendas em livrarias para o acesso de todos seria uma boa ideia, a menos que seja provocante o suficiente. Você sabe... "Cinquenta Tons de Cinza" era vendido como uma fanfic de "Crepúsculo". Os fãs surtaram com a notícia.

Mas como eu sempre digo, não se pode julgar um livro pela capa ou pelos personagens. Só lendo para constatar se a história é realmente boa ou apenas uma "apelação" para os fãs da banda One Direction.

Você já leu? O que achou? Um abraço e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário